” O Futuro do Passado”, exposição com trabalhos de Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Jotta, Jorge Queiroz e poesia de Matilde Campilho, está patente na Casa da Cerca, em Almada, desde 15 de dezembro até 03 de março de 2019.
No ano em que comemora 25 anos de atividade, a Casa da Cerca regressa à primeira exposição que realizou, em 1993, com desenhos de Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Jotta, Jorge Queiroz e Matilde Campilho”.
A exposição baseia-se nos contos de Gustave Flaubert e mostra as ilustrações que em 1912 Amadeo de Souza-Cardozo fez para um dos contos – A Lenda de São Julião Hospitaleiro. Na presente exposição, estas ilustrações de Souza-Cardoso, expostas em grande escala, convidam-nos a navegar entre cada uma das páginas do livro, transformando o exercício individual de leitura numa experiência coletiva.
Colocando a contemporaneidade em diálogo com as obras de Flaubert e de Amadeo, a exposição “O Futuro do Passado” apresenta trabalhos de dois artistas contemporâneos – Ana Jotta e Jorge Queiroz – convidados a trabalhar sobre outros dois contos do escritor francês: “Um Coração Simples” e “Dança da Morte”, respetivamente. A exposição conta ainda com a poetisa Matilde Campilho, que escreveu para as personagens de A Lenda de São Julião Hospitaleiro.
Informações úteis:
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Entrada Livre
Horário: De terça a domingo das 10h às 18h | Encerra às segundas e feriados
Morada: Rua da Cerca 2, 2800-050 Almada
One thought on “O Futuro do Passado na Casa da Cerca”