Mónica de Miranda na Galeria Carlos Carvalho

“Tomorrow is another day” de Mónica de Miranda está em exposição na galeria Carlos Carvalho, em Lisboa, desde 26 de setembro até 10 de novembro de 2018.

Tomorrow is another day é uma expressão que aponta desde um lugar presente para o futuro com um olhar expectante sobre as memórias e as heranças do passado, trazendo para o discurso as falhas e as ausências da história e da política e apontando para um amanhã esperançoso alicerçado na reimaginação. O título da exposição refere-se ainda, à vontade de fazer arquitetura que quebra cânones vigentes no momento pós-independência no continente africano em que a arquitetura adquiria a capacidade de despertar utopias e implicava também um compromisso com a democracia, com a liberdade social , produzindo lugares de valor inestimável. Trata-se, portanto, de uma tentativa de reflexão da reconciliação entre o que já existe e aquilo que nunca foi e que um dia talvez será algo diferente, entre o velho e o novo, entre a memória, história e a distopia e utopia ideológica.

A exposição é composta de séries de fotografias e de um vídeo desenvolvidos pela artista Mónica de Miranda. Numa primeira instalação fotográfica, Babel Tower (2018), o cenário de intervenção artística é a Tour de l’Échanger, uma torre, em Kinshasa na República Democrata do Congo, que já foi uma das mais altas na África aquando de sua construção (1970-1974), projetada pelo arquiteto franco-tunisino Olivier-Clément Cacoub a pedido do ditador Mobutu para servir de homenagem a Patrice Emery Lumumba, a principal liderança na luta contra a dominação colonial belga. O seu formato é uma mistura de signos arquitetônicos que versa entre arranha-céu, pirâmide e cidadela, o que parece exprimir uma vontade de poder. Cacoub foi também o responsável por Gbadolite, considerada por muitos como a Versailles do Congo, além de muitos outros projetos na Africa de língua francesa antes, durante e depois das guerras por independências. A torre não chegou a ser terminada por várias décadas, sendo concluída recentemente com dinheiro chinês.

Para ver o texto completo, clique aqui.

Curadoria de Cristiana Tejo


 

Informações úteis: Carlos Carvalho

Galeria Carlos Carvalho

Mónica de Miranda

 

Entrada Livre

 

Horário: De segunda a sexta das 10h às 19h30 e sábado das 12h às 19h30

Morada: Rua Joly Braga Santos, Lote F – R/c, 1600-123 Lisboa

TransportesMetro de Lisboa: Laranjeiras | Carris 202, 701, 726, 755, 764, 768

SaveSave

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.