“Mithologies of a Sublime”, exposição com trabalhos de Marius Bercea, Hannah Greely, Alex Hubbard, William Leavitt, Jon Pestoni, Neil Raitt, Claire Tabouret, Sean Townley, está patente na galeria Pedro Cera, em Lisboa. Pode ser visitada desde 13 de setembro até 31 de outubro de 2018.
Embora seja referida e vista através do prisma da indústria de entretenimento e, por isso, retratada como uma utopia alimentada pelo sonho e pelo desejo, o contexto cultural mais alargado de Los Angeles é, na verdade, muito mais difícil de compreender. O pluralismo característico da sua paisagem cultural e dos padrões vibrantes, que definem as diversas e simultâneas narrativas, formam um lugar com muitos núcleos. Estes núcleos marcam não apenas a geografia do lugar, mas também o espaço de subculturas e outras formas de aglomerados comunitários que coexistem em simultâneo, que se justapõem e formam a fulgurante paleta cultural tão característica da paisagem da cidade. É um espaço de oposição e paradoxo, um lugar onde o sonho se entrelaça com a realidade, onde a realidade é alimentada pela ficção, onde realidade e ficção realmente coexistem e narram uma espécie de mitologia contemporânea.
A exposição reúne obras de um grupo de artistas cuja prática se relaciona, directa ou indirectamente, com esta mitologia, através de uma conceptualização do interior. No entanto, mais do que um tema representado, aqui o interior funciona como ponto de partida, uma possibilidade para a narrativa de um espaço espácio-psicológico que é sugestivo de um tipo de utopia contemporânea. Ao realçar alguns dos atributos e estereótipos da(s) cultura(s) contemporânea(s), a exposição desenvolve-se a partir de pequenas ficções aparentemente isoladas, esbatendo as linhas entre o real e o imaginário, entre representação e abstracção, enquanto estabelece a ideia de um sublime contemporâneo.
Informações Úteis:
Entrada Live
Horário:
De terça a Sexta: 10h às 13h30 e 14h30 às 19h
Sábado das 14h30 às 19h
Morada:
Rua do Patrocínio, 67 E, 1350-229 Lisboa
Transportes:
Autocarro: 709
Eléctrico: 25 e 28