Henning Lundkvist no Sismógrafo

“Planned Obsolescence – Retrospetiva” exposição de Henning Lundkvist, está patente na Galeria Sismógrafo, no Porto, desde 2 de junho até 30 de junho de 2018.

 “É verdade que acumulei muito capital cultural mas, como tantos outros, nunca encontrei uma maneira de convertê-lo em dinheiro”.

Assim começa o romance “Planned Obsolescence – A Retrospective”, de Henning Lundkvist. O romance é um relato fictício de um artista e escritor que vive em Copenhaga. O artista e escritor fictício está a trabalhar para uma exposição no Porto, mas está muito relutante em produzir novos trabalhos. A sua mostra no Sismógrafo, que coincidentemente partilha o seu nome com o romance de Lundkvist, é também maioritariamente baseada em obras antigas. Não há nada de novo sob o sol.

A prática artística de Henning Lundkvist é fortemente baseada no roubo, empréstimo e reutilização de material encontrado. Usa repetidamente logotipos de empresas, tags de grafiti, slogans e até mesmo toda a linguagem do inglês Internacional, tratada como uma linguagem de amostras. A exposição no Sismógrafo, contendo exemplos do que acima se menciona, também é sobreposta com a reutilização e referência dos seus antigos trabalhos, apresentados num novo cenário. A exposição contém material produzido nos últimos 20 anos e inclui uma versão editada do seu primeiro trabalho em vídeo, feito quando o artista tinha 15 anos de idade. Em contraponto também inclui um novo romance.

Henning Lundkvist é um artista e escritor que vive em Copenhaga. Entre outros lugares, expôs e apresentou performances em Kunstraum, Londres; Moderna Museet, Malmö; Vermilion Sands, Copenhaga; Lumiar Cité, Lisboa; Kim?, Riga; Index, Estocolmo; Rollaversion Gallery, Londres; e Cristina Guerra, Lisboa. O seu primeiro romance, publicado pela ATLAS Projectos, acaba de chegar ao mercado. O seu segundo romance será publicado pela CLP Works num futuro não muito distante.

Apoio de: Swedish Arts Foundation & Direção Regional da Cultura e das Artes


Informações úteis:sismografo

Galeria Sismógrafo

Henning Lundkvist

 

Horário:

De quinta a sábado, das 15h às 19h

 

Morada:

Praça dos Poveiros 56, salas 1&2 4000-393 Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.