Teresa Balté na Galeria Perve

A exposição antológica de Teresa Balté está patente na galeria Perve, em Lisboa, desde 12 de abril até 30 de junho de 2018.

Conhecida maioritariamente pela sua obra poética e literária, Teresa Balté é também autora de uma vasta produção artística que, durante décadas, se manteve longe do olhar do público.

A presente exposição reúne cerca de 90 obras, entre desenho e pintura, da sua autoria e representa a primeira revisitação antológica da faceta artística desta importante autora portuguesa do ponto de vista linguístico.

O que mais surpreende em Teresa Balté é a aparente facilidade com que se apropria do que a rodeia para criar as suas obras. Mas se na escrita já se sentiam as marcas do quotidiano, na sua pintura, estas extravasam o imaginário e dão origem a seres, objetos e lugares com contornos surrealistas.

Com curadoria de Carlos Cabral Nunes, a mostra, com o sub-título “50 anos depois – das palavras à pintura revelada”, proporciona ao público desenhos e pinturas intuitivas, com uma forte expressividade nas cores e nas formas dos fantasmas, máscaras, bichos, homens, mulheres, estrelas e flores que coabitam o imaginário de surrealismo lírico da artista.

Enquanto a escrita pode ser uma coisa tortuosa e torturante, a pintura representa para si um jogo, uma libertação que a acompanhou ao longo das cinco décadas e que é agora revelada.

Nas palavras da escritora Y. K. Centeno – autora de um dos textos de catálogo que acompanha a mostra – em Teresa Balté, na sua poesia, como na sua pintura, encontra-se “uma interrogação não satisfeita. Marca de um verdadeiro criador: pois o que depressa se satisfaz, depressa se esgota. E no seu caso o que podemos descobrir e contemplar, uma e outra vez, é o prazer da Obra Aberta: amplia, não limita.”

Curadoria: Carlos Cabral Nunes.


Informações úteis: perve logo

Galeria Perve

 

Horário:

De terça a sábado entre as 14h e as 20h

 

Morada:

Rua das Escolas Gerais nº 17, 19 e 23, 1100-218 Lisboa

Junto à Igreja de Stº Estêvão

 

Parqueamento automóvel:

Parque da Portas do Sol

 

Transportes:

Metro Sta. Apolónia – Linha Azul;  Eléctrico nº 28

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.