Rita Melo, em missão pelo realismo da contemporaneidade

Saltam as personagens da foto para o pincel e Rita Melo torna-se em mais uma artista com uma missão, com uma mensagem pronta para os amantes da boa arte e crítica da sua contemporaneidade. O que nos molda como agentes ativos na sociedade? O que nos constrói a consciência humana nos tempos que correm?

As largas pinceladas começam a passear pelas telas com olhos postos numa fotografia, a fotografia que vai servir de modelo àquilo que depois se irá tornar (quase) numa parede de ironia, humor, crítica e, acima de tudo, reflexão.

 

A artista dá-nos pinturas realistas onde se misturam os comodismos com os paradigmas contemporâneos, as exposições de Rita Melo comunicam com o público, existe uma interação mútua, tanto do espectador para com a obra, como da obra com o espectador. Rita Melo mistura os retratos clássicos dos indivíduos com sinais dos tempos modernos – como Qr Codes, ou os códigos do fundo de um pacote de comida, redes sociais, entre outros. Associações estas que não são acasos, cada tela, e cada tema, pretende alertar a consciência do público para algo maior que nós; o que somos? o que fazemos no mundo? qual a nossa pegada, qual a nossa relevância?

Rita Melo não se limita a pintar pessoas, a artista desconstrói as personagens e une-as com uma história do mundo contemporâneo, como se se tratasse de uma cirurgia aberta que dá oportunidade ao espectador de se rever como agente consciente da sociedade, agente ativo e relevante. Mais do que pintar em grandes telas, a artistas não se deixa intimidar por grandes assuntos, delineando ao longo do seu percurso narrativas que abordam os mais atuais e relevantes temas relacionados com a sociedade, ambiente e até política – como ela mesma afirma, existe uma exploração da tragédia da atualidade.

“Assume-se (a sua pintura) pela ironia patente na concepção pictórica e conceptual. Maioritariamente em grandes proporções, o seu processo criativo nasce a partir da fotografia. As suas figuras, antagónicas, onde o acaso é convidado a participar, suportam humor e ironia.” (Texto de Teresa Melo)

Os temas usados pela artista são narrativas bastante escolhidas pelos artistas contemporâneos, no fundo é isso a arte, o reflexo dos tempos em que vivemos, e aqui interessa-nos a forma como esses assuntos são abordados, como os artistas escolhem representá-los; no caso de Rita Melo existe o cruzamento do retrato clássico, que durante tantas gerações serviu  para apresentar e representar famílias da realeza, estendendo-se exponencialmente a outras funções com o passar do tempo. Avançando na cronologia, chegamos ao século XXI, e a artista usa a sua técnica e incrível detalhe para dar vida às personagens e para lhes atribuir uma missão: acordar quem dorme.

Assim, para quem ficar com o bichinho da curiosidade, ficam aqui algumas exposições da artista que nos ajudam a melhor compreender a sua intenção na arte, o que ela quer dizer ao mundo cada vez que empunha o seu pincel.


 

Pinturas Intermitentes, Galeria Serpente, 2014

Com a exposição Pinturas Intermitentes de 2014 a artista pretende criar deixar ao espectador um estado de tensão e alerta para os paradigmas sociais, políticos e ambientais.

Video: Pinturas Intermitentes de Rita Melo @ Canal180


 

Transfer, Espaço Exibicionista, 2016

“A exposição TRANSFER, coloca-nos num paradigma existencial entre um passado contraposto com um olhar imagético no futuro. As  pinturas apresentadas,  remetem-nos para um resgate de personagens renascentistas. Como se do passado nos viessem colocar questões num jogo dinâmico com o Homem Contemporâneo. Uma chamada de atenção para o desenvolvimento pessoal e integral do Homem actual.

A ideia de que os deuses sempre foram uma conduta para as nossas vidas, é transmitida na sua obra através de uma poética pictural. O fruidor, é convidado a entrar num jogo interactivo, onde os QR Code são a ponte para a aquisição de mensagens gloriosas/luminosas que, idiossincraticamente se transformam de dentro para fora e não o contrario. Esta ligação é feita com o intuito de reiniciar (…)”

(texto de Rita Melo para a exposição no espaço exibicionista)

Video promocional da exposição TRANSFER de Rita Melo no Espaço Exibicionista em 2016.


0432.jpg

Biografia:

Rita Melo nasceu em 1982, no Porto e reside em Setúbal. É mestre em Artes Visuais pela Universidade de Évora, 2012, pós-graduada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2007 e licenciada em Pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, ARCA, 2005.

Projectos:

Prémio Arte pública, sete esculturas no Evento Escritaria, Penafiel 2015.

Artista que representa a marca “From Portugal TO YOU”( Dubay, Alemanha, Paris, Madrid, Japão).

Projecto “A Imagem da Rússia”, artista convidada pelo ministério da Federação Russa.

Artista convidada para representar Portugal no projecto Draft Sentieri dell `Art, Milan, Italy.

Ilustração do livro “A Menina de Pedra”, escrito por João Aguiar, produzido por Foco Musical, com o apoio do Ministério da Cultura (2010); Ilustração do Livro “Um Menino diferente, Igual a toda a gente”, Ilustradora na OSDM/t-shirts Zara Men (2010).

Artista a representar Portugal no projecto Sentieri dell´arte em Milão 2007. Projecto de intercâmbio Coimbra e Aix-Provence, 2007.


 

Fontes do artigo e mais informação sobre a artista:

Rita Melo

Behance

Blog Rita Melo

Shairart

Espaço Exibicionista

Capazes

 

One thought on “Rita Melo, em missão pelo realismo da contemporaneidade

  1. Magníficas Pinturas figurativas perpassadas pela comtemporaneidade! Atenta intervenção pública e social. Em cada obra uma mensagem intrínseca, cheia de vigor artístico.! Parabéns, Mestre, RITA MELO!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.