Photo-Metragens de João Miguel Barros está em exposição no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, desde 21 de Fevereiro até 3 de junho de 2018.
PHOTO-METRAGENS, ed. 2018, agrupa catorze short stories, todas elas independentes entre si, e podem ser vistas como quem lê um livro de contos.
São catorze exercícios assentes numa certa vagabundagem do olhar, mas, também, da escrita ficcionada a partir do real, procurando dar sentido a momentos que, com facilidade, nos passariam despercebidos.
PHOTO-METRAGENS, ed. 2018, é uma exposição feita de pontas soltas, assente em narrativas tendencialmente coerentes, mas capaz de mostrar um universo de pequenas complexidades. Faz parte de um roteiro pré-concebido, que assume o propósito de revelar estórias simples a partir do quase-nada, às vezes de coisa pouca, numa lógica que contraria a ideia feita de que só os momentos decisivos têm a dignidade de serem contados.
PHOTO-METRAGENS, ed. 2018, é, em síntese, o início de um projecto ambicioso, que retende dar visibilidade a algumas das múltiplas invisibilidades e insignificâncias que, constantemente, se atropelam à frente dos nossos olhos.
João Miguel Barros nasceu em 1958.
É advogado de profissão, em Lisboa e Macau.
Foi codiretor da revista de cultura e artes visuais SEMA (1979-1982). Recentemente começou a expor os seus trabalhos, tendo publicado o livro de fotografia Between Gaze and Hallucination.
É curador freelancer na área da fotografia contemporânea. Nos últimos anos tem vindo a estudar os principais artistas contemporâneos chineses.
Informações úteis:
Entrada Livre
Horário
De Segunda-feira a domingo, das 10h às 19h (última entrada até às 18h30)
Morada:
Praça do Império, 1449-003 Lisboa, Portugal
Transportes:
Autocarros
729 – Carris (paragem Centro Cultural de Belém)
714, 727, 728, 751 – Carris (paragem Belém / Mosteiro dos Jerónimos)
Elétrico, 15E – Carris (paragem Centro Cultural de Belém)
Comboio
Linha de Cascais – CP (paragem Belém)
Barco
Transporte fluvial a partir de Trafaria ou Porto Brandão para Belém – Transtejo