Vera Mota na Galeria Pedro Cera

Levar a Cabeça aos Pés de Vera Mota está em exposição na Galeria Pedro Cera, em Lisboa, desde 8 de março até 7 de abril de 2018.

Com seu título descrevendo uma ação física, levar a cabeça a pés reúne uma série de novas esculturas, que, como a maioria das obras de Vera Mota, giram em torno da política do corpo. Embora, como sujeito de (não) representação, o corpo tenha ocupado uma posição central dentro da prática do artista, as estratégias do seu escrutínio e politização sofreram uma transformação gradual ao longo dos últimos anos. Partindo do desempenho como um meio e o ato de produção performativo, melhor caracterizado pelas composições baseadas em estúdio da Mota, a sua recente exposição na galeria marca uma grande mudança na prática do artista, materializando uma nova forma de animismo escultural e uma nova agência, ao mudar a instrumentalização do performativo para uma série de atos coincidentes e estritamente conceituais.

O corpo não desapareceu, mas foi desmaterializado e renascido numa nova materialidade de esculturas antropomórficas. A forma dessas esculturas, o seu contexto, fisicalidade palpável e função suspensa, funciona como um lembrete contínuo do corpo, o que de fato, em muitos aspectos, afirma a presença do corpo, pela sua óbvia ausência. Por um lado, a exibição foi coreografada para desempenhar o papel da figura, enquanto, por outro lado, para construir uma arena para que ela realize seu trabalho. Através da instalação final e da construção de relações entre esculturas individuais e suas partes, Mota aborda a nossa compreensão atual do corpo desmaterializado, onde a sua fisicalidade, através da possibilidade de sua permutabilidade, tornou-se secundária, alimentando assim nossa compreensão de o corpo como um recipiente (virtual), que acomoda o cérebro.

A prioridade óbvia da cabeça como um motivo de re-ocorrência na exibição, apesar de sua hierarquia assumida, é nivelada com outros elementos através de estratégias de exibição, inversões e repetição que sugerem uma identidade intercambiável.

Os trabalhos de Vera Mota serão apresentados em exposições no Fórum Engénio Almeida (Évora, Portugal), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães, Portugal), Galeria Municipal Almeida Garrett (Porto, Portugal), SESC (São Paulo, Brasil), Sismógrafo (Porto, Portugal), Matadero (Madrid), Loop (Barcelona, ​​Espanha) e Serralves (Porto, Portugal) entre outros.


 

Informações Úteis: pedro cera

Galeria Pedro Cera

Vera Mota

 

Entrada Live

 

Horário:

3ª a Sexta: 10h às 13h30 e 14h30 às 19h

Sábado das 14h30 às 19h

 

Morada:

Rua do Patrocínio, 67 E, 1350-229 Lisboa

 

Transportes:

Autocarro: 709

Eléctrico: 25 e 28

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.