Basttuz no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura

Kodak Moon Man de Basttuz está em exposição no CAAA, em Guimarães, desde 2 de fevereiro até 31 de março de 2018.

“Estas palavras pintadas com tinta a desbotar sobre uma chapa enferrujada, em nada remetem para o carácter espacial, tecnológico e futurista do Homem no  espaço. Mas a sua alusão de imediato nos faz imaginar  o primeiro homem na lua com uma câmara fotográfica na mão.”
Nesta nova exposição de BASTTUZ (Pedro Bastos, 1980), são apresentados os últimos trabalhos de pintura e vídeo produzidos nos últimos dois anos. Depois de ter estado presente na Bienal de Jovens Creadores Europeus 2015/2017, Basttuz(1996) continua a sua exploração plástica, influenciado pela literatura e pela ficção cientifica; ou ainda, pela pseudoKabbalah; pelas teorias da conspiração da internet; mitos urbanos, etc.
Basttuz recorre ao uso de uma linguagem que parece emular a eterna adolescência dos jogos arcada e dos grafites toscos por detrás do pavilhão do liceu; como se fosse uma vontade de perpetuar as inerentes certezas adolescentes de 1996, estudadas à margem da escola, através do rock e da insurreição contra toda e qualquer doutrina.

Pedro Bastos, o homem por trás do Basttuz

Nasceu em Guimarães em 1980. É artista plástico, cineasta, poeta e argumentista. Os seus filmes, “Ao Lobo da Madragoa” e “Cabeça D’Asno” têm sido apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, tais Tyger-Internacional Film Festival of Rotterdam; Mostra de São Paulo, Festival du Nouveau Cinéma Montreal, IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde, etc. Em 2015 fez parte da JCE- Bienal de Jovens Criadores Europeus 2015/17, resultando numa exposição colectiva presente vários países como França, Dinamarca, Letónia, Polóna, Itália, Espanha e Portugal. Trabalhou como argumentista em filmes dos realizadores Rodrigo Areias, Jorge Quintela, David Doutel & Vasco Sá.

Expõe regularmente desde 2012 em exposições individuais e colectivas. As suas obras fazem parte de coleções privadas nacionais e internacionais.


 

Informações úteis: caaa

Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura

Basttuz

 

Horário: 

Segunda a Sábado, das 14h30 às 19h

 

Entrada:

Bilheteira 2€ / entrada livre: estudantes e menores de 18

 

Morada:

Rua Padre Augusto Borges de Sá, 4810-523 Guimarães

 

Transportes:

Comboio: Estação CP de Guimarães

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.