Jessica Backhaus na Galeria Carlos Carvalho

A Triology and Six Degrees of Freedom de Jessica Backhaus está em exposição na Galeria Carlos Carvalho, em Lisboa, desde 27 de janeiro até 17 de março de 2018.

Jessica Backhaus desenvolve o seu trabalho a partir de um gosto óbvio pela experimentação visual. A artista, que trabalha em fotografia, inspira-se na simplicidade das coisas quotidianas e na banalidade dos cenários e do silêncio. Nestas escondem-se, ocultos, encontros aparentemente aleatórios com uma realidade delicada e poética. Também as imperfeições e a transitoriedade das coisas escondem uma beleza contemplativa e subtil. São espaços permeados de luz que apresentam ainda vidas imbuídas de uma estética purista e dinâmica. Estes trabalhos são profundos estudos emocionais captando vários momentos e cenários compostos por Backhaus mostrados com lirismo e apurada intuição.

Esta nova trilogia da artista reúne três séries de aproximadamente 40 obras cada. Um simples fio de algodão, apresentado em cores vivas, percorre toda a trilogia. A primeira série, “Beyond Blue”, é dedicada completamente a este fio colorido que é encenado em fundos contrastantes. O espectador sente-se compelido a permanecer nesta radical simplificação ao mesmo tempo que tenta desvendar o emaranhamento, apresentado aparentemente de forma não espetacular, com a aura de contemplação resultante. Será que é possível determinar o vazio? Jessica Backhaus consegue fazê-lo. Aqui, o vazio é encenado com tanta habilidade que o espectador pode experimentá-lo como um presente que não está vinculado a um passado ou um futuro. Logo, o vazio é uma zona intermediária imensurável na qual uma condição anterior assume um estado novo e desconhecido de ser.

Em “Shifting Clouds”, Backhaus apropria-se, documentando, de uma transição ou seja de uma realidade que permanece entre as coisas. Esta segunda série mostra fragmentos e visões que estão prestes a eclodir e, por isso, ainda presos no limbo: imagens reflectidas, superfícies taticamente apelativas, formas que são metáforas imaginativas e de tom otimista ou sensações intensamente coloridas. A artista foca-se em motores de pensamento, memórias, associações e padrões que nos levam a imaginar um novo começo, renunciando a todo o adquirido.

Na terceira série, “New Horizon”, a artista mostra impressões poéticas, fluentes e persuasivas. As composições cativam, com a sua variedade, como se fossem quebra-cabeças. Backhaus desenvolve novos caminhos na fotografia, incorporando suportes mistos, como pintura e colagem, que expandem e aprofundam estas abstrações. A ordem, a harmonia, as inconsistências estilísticas e as preocupações da artista são postas em relação de forma divertida, discreta e com um cuidado minucioso. A artista faz associações que evocam memórias, sentimentos e cenas imaginárias.

A série “Six degrees of freedom” foi inspirada no desejo de regresso às próprias raízes. Jessica Backhaus visitou locais que conhecia desde a infância e juventude, confrontando-os com as suas próprias memórias. Ao fotografar elementos cuidadosamente selecionados, evocando o passado ou pessoas que não estão mais presentes na sua vida, a artista cria uma paisagem interior singular. As memórias determinam a trajetória desta busca, enquanto os traços que ela captura combinam-se num mapa intrigante. Backhaus também aborda temas tão universais como o anseio, a identidade ou o destino. Embora o que vemos nas fotografias pareça retratar uma jornada muito pessoal na história da família, ao espectador é oferecida uma metáfora ao invés de arquivos que contam a própria vida da artista. A série convida-nos a contemplar a base sobre a qual uma identidade individual é construída.

Texto: Agata Toromanoff


Informações úteis: http://www.carloscarvalho-ac.com

Galeria Carlos Carvalho

 

Horário:

Segunda a Sexta das 10h às 19h30 e Sábado das 12h às 19h30

 

Morada:

Rua Joly Braga Santos, Lote F – R/c, 1600-123 Lisboa

 

Transportes:

Metro Laranjeiras

Carris 202, 701, 726, 755, 764, 768

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.