Smile, quando a tinta sai da lata

A arte urbana pode para alguns ser um pesadelo, mas para outros um sonho e até alívio. Nem sempre todos os artistas que empunham as latas agradam a quem é obrigado a “apreciar” o resultado todos os dias, Smile é o exemplo de arte urbana em grafíti não só bem vinda, como apreciada e também muito requisitada.

Inspirado durante a sua adolescência pela cultura do hip hop, Ivo Santos (o humano fora da lata de Smile) dedica os anos 90 a aperfeiçoar a suas técnicas de desenho e pintura até se sentir satisfeito e fazer mais nas ruas (e paredes) do que apenas tags e tentativas de arte.

Com 16 anos começa já a demonstrar um talento de fazer virar cabeças e em 2002 ganha o seu primeiro concurso em Odivelas, começa assim a descolagem para mais e melhores convites e trabalhos, e Smile começa a ser mais do que um “miúdo” que pinta paredes e passa a ser um artista urbano reconhecido (pelo menos na sua freguesia). Mas não demorou até o seu talento começar a transbordar para lá da Ramada e em 2004 vence o concurso de Oeiras que o lançou a nível nacional.

Mas discussão sobre a arte urbana vai um pouco além dos concursos, enquanto outros artistas se contentam em mostrar-se dentro das galerias e museus, os graffiters insistem em partilhar a sua expressão em lugares públicos, mesmo sem autorização, mesmo sem que lhes seja pedido e por isso nem sempre é bem recebido pelas comunidades ou mesmo pelas Câmaras Municipais. É por estas razões, e algumas mais que veremos abaixo, que acredito ser importante dar luz a artistas como Smile, alguém que percebeu o seu talento e lutou por ser mais e melhor, e realmente trazer diferença e um maior significado ao seu talento plástico.

A pintura de Smile é colorida, viva, com um toque abismal de foto-realismo, encontramos humor, seriedade, linhas rígidas de técnica perfeita e, acima de tudo, dedicação. Claro que isto pode descrever milhares e milhares de artistas, a diferença em Smile (e em tantos outros) é o quanto a sua personalidade é refletida nas dezenas de metros de parede onde escolhe, ou é escolhido, para fazer nascer uma ideia, uma homenagem, uma explosão de cores.

Em 2013 o seu trabalho foi bem mais longe do que imaginado quando pintou um mural em Loures. O tema foi um jovem com um complexo historial médico, o mural de Smile gerou só por si uma onda de solidariedade mediática que ajudou a solucionar a situação do jovem. Ficou conhecido como o Mural de Bartolo, um exemplo de arte urbana que ajuda à consciencialização e entre-ajuda de uma comunidade inteira.

Para além das latas de tinta, Ivo Santos também fundou a Galeria Primeira Arte Atelier&Gallery, um espaço dedicado à cultura do hip hop que pode ser visitado por qualquer um. Aqui podemos ver exposições e apresentações de projetos tanto de artistas nacionais como internacionais, desde que em comum tenham o hip hop.

Actualmente é o Presidente da ACUParte, Associação Cultural, que tem como objectivo promover e dinamizar a Cultura Urbana por todo o País, através da experimentação, inovação e desenvolvimento em artes visuais, performativas e sonoras

“Neste momento posso dizer que sou um artista mais completo por tudo o que aprendi com o graffiti e possivelmente não consigo encontrar uma definição certa para o que faço, mas a única certeza é que a pintar é onde me sinto bem”.

Ivo Santos nasceu em Lisboa em 1985, ficou em 1º lugar no mítico Concurso de Graffiti em Oeiras em 2004 e em 2º lugar em 2006. Conta com trabalhos para várias marcas como, por exemplo, Nissan, Mc Donald’s, Billabong, SIC, TVI, RTP, LRG, DVS, MagicMushroom, Cannabis Energy drink, CIN, AMI, Adidas, Uni-Posca, entre outras. Um dos seus trabalhos mais conceituados é para a MONTANA COLORS em 2005, marca de latas de Graffiti, e a pintura da fachada de um prédio em Olhão com o apoio da UNI-POSCA em 2010.

smile-1-arte.jpg


Fontes:

Smile

Facebook Smile

Jornal Público

Book an Artist

Art in town

Almeirense

Arte Pública Leiria

Primeira arte Atelier&Gallery

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.