Natural Yogurt Paintings de Frank Nitsche, está em exposição na Galeria Pedro Cera, em Lisboa, desde 13 de janeiro até 24 de fevereiro de 2018.
A Galeria Pedro Cera tem o prazer de apresentar a segunda exposição do artista alemão Frank Nitsche na galeria. Natural Yogurt Paintings apresenta a série de trabalhos mais recente do artista. Tal como o título da exposição, vagamente inspirada pelo nome de uma banda electro-acústica, também as pinturas de Frank Nitsche têm uma ligação à cultura popular, aos meios de comunicação de massas e a representações infinitas do mundo em que nos encontramos actualmente.
Um arquivo imaginário de imagens, aleatórias no conteúdo e na natureza, torna-se uma fonte de inspiração e apropriação para o artista. Algumas imagens chegam à tela intencionalmente, outras por acaso. O seu comportamento varia e transforma-se ao longo do tempo. O que num determinado momento chega a tela classificado como altamente relevante pode, imediatamente a seguir, ser eliminado ou desaparecer completamente por baixo de múltiplas camadas de tinta – sob fragmentos de outras imagens, cuja hierarquia e relevância está em permanente fluxo. Afinal de contas, “a morte de uma imagem” hoje em dia está à distância de um clique (…)
É o nosso actual modo de compreensão, a nossa produção poluidora e o consumo viciante de imagens que, de muitas formas, determina a curta esperança de vida e a natureza efémera que Frank Nitsche utiliza como uma metodologia conceptual nas suas pinturas. O que poderá, portanto, parecer como a superfície estática de uma tela é, na verdade, um mero momento no tempo que retrata uma aparência transitória de uma imagem gradualmente modificada que é deformada, renovada e transformada (temporariamente) de novo. De facto, as pinturas de Frank Nitsche nunca estão isoladas, mas fazem sempre parte de algo maior e, como tal, são variações umas das outras e do contexto que criam. São variações de uma superficialidade gráfica performada que instrumentaliza uma aparência aparentemente artificial e sintética, e que, através de arquétipos visuais familiares ao nosso inconsciente colectivo, dão conta do actual surgimento da imagem e do seu abrupto desaparecimento.
Frank Nitsche é um dos mais relevantes pintores abstractos da sua geração na Alemanha. O seu trabalho foi mostrado em exposições na Royal Academy of Art (Londres), Centre Pompidou (Paris), Tate Modern (Londres), Kunsthalle Bethanien (Berlim), National Art Museum (Pequim), Frankfurt Kunsthalle (Frankfurt), Townhouse (Zurique) ou Kunstsammlung Neubrandenburg (Neubrandenburg), entre outros.
Informações Úteis:
Entrada Live
Horário:
3ª a Sexta: 10h às 13h30 e 14h30 às 19h
Sábado das 14h30 às 19h
Morada:
Rua do Patrocínio, 67 E, 1350-229 Lisboa
Transportes:
Autocarro: 709
Eléctrico: 25 e 28