Olho Zoomórfico/Camera Trap, de Mariana Silva, está em exposição no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, desde 8 de dezembro até 26 de fevereiro de 2018.
A exposição Olho Zoomórfico/Camera Trap propõe uma reflexão sobre a extinção em massa de espécies animais e as práticas de captura de imagens em habitat natural; mas também sobre a relação humana com as imagens virtuais e com a tecnologia. Oscilando entre estereótipos e subjetividade, rotina e exceção, ciência e visão nostálgica, a representação do mundo e da sua falência ecológica surge na exposição como ficção e documento, narrativa e reflexão, presente e futuro, passado e pós-humanidade.
O trabalho artístico de Mariana Silva é marcado por uma forte componente conceptual que reflete a sua preocupação com questões culturais, museológicas e sociológicas em geral.
Da abordagem dos públicos teatrais e da interrogação sobre museus e sobre fronteiras entre cultura e natureza, a artista foi deslocando progressivamente a sua investigação para os modos teóricos de pensar os públicos, acercando-se de casos de estudo mas avaliando também os discursos reflexivos que os enquadram. Nesta exposição, dirige a atenção para as nossas representações da Natureza e dos ecossistemas animais.
Curadoria: Leonor Nazaré
Informações úteis:
Entrada Livre
Horário:
Das 10h às 18h
Encerra às terças, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro
Morada:
Coleção Moderna – Espaço Projecto
Rua Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
Transportes:
Metro de Lisboa, estação Praça de Espanha e São Sebastião
Estacionamento:
Parque Berna na Rua Marquês Sá da Bandeira, 1050-000 Lisboa