Ana Hatherly na Fundação Carmona e Costa

Território Anagramático de Ana Hatherly, está em exposição na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa, com curadoria de João Silvério, desde 17 de novembro até 13 de janeiro de 2018.

Um pouco sobre a artista:

Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde co-fundou o Instituto de Estudos Portugueses, é diplomada em Cinema, pela Lhvtfndon Film School, licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade de Lisboa, e doutorada em Estudos Hispânicos, pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.[2]

Anteriormente leccionou na Escola de Cinema do Conservatório Nacional, e no AR.CO, em Lisboa. Existem cópias dos seus filmes no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e no Arquivo da Cinemateca Portuguesa.

Paralelamente desenvolveu uma carreira como artista plástica, iniciada na década de 1960, com um extenso número de exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.

Foi membro da Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e ajudou a fundar o P.E.N.

Clube Português, ao qual presidiu. Foi ainda membro destacado do grupo da poesia experimental, nas décadas de 1960 e 70, além de se ter dedicado à investigação e divulgação da literatura portuguesa barroca, fundando as revistas Claro-Escuro e Incidências. Em 1978 foi agraciada pela Academia Brasileira de Filologia do Rio de Janeiro, com a Medalha Oskar Nobiling; em 1998 obteve o Grande Prémio de Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores; em 1999 o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português; em 2003 o Prémio de Poesia Evelyne Encelot, em França, e o Prémio Hannibal Lucic, na Croácia.

Encontra-se colaboração da sua autoria no jornal 57[3] (1957-1962).

A 10 de Junho de 2009, foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.[4]

Foi agraciada com o Prémio Femina por mérito na Literatura, em 2015.

Morreu de causas naturais no dia 5 de Agosto de 2015.

(fonte: wikipédia)


Informações úteis:carmona-e-costa

Fundação Carmona e Costa

 

Horário:

De Quarta a Sábado, das 15h às 20h

 

Morada:

Edifício de Espanha (Bairro do Rego), Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1- 6º A e D, 1600-196 Lisboa

 

Transportes:

Metro de Lisboa – estação Sete Rios ou Entrecampos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.