Correr o Risco de João Gaspar está em exposição no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, desde14 de outubro a 30 de dezembro de 2017.
Entendo o desenho como um exercício espiritual, um meio que me permite, através da sua prática, estabelecer uma relação com o Mundo. Neste processo torna-se essencial uma certa deriva. Nos últimos anos, nas horas vagas, tenho-me dedicado sobretudo a esta prática. Nesse tempo vago, de um modo errante, já vi pedras de diferentes tamanhos e feitios, esculpidas pelos elementos. Figuras disformes. Já vi formas difusas, reflectidas em superfícies, que apareciam e se desvaneciam. Vi retratos e imagens de outros tempos que insistem em aparecer. Já corri o risco, e procurei a sua extremidade. Ouvi o som da grafite a roçar no papel e senti a mão estremecer. Enquanto riscava o papel, já o senti rasgar e vi vagas formarem-se.
João Gaspar
João Gaspar (n. 1981) formou-se em Artes Plásticas / Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 2008. Fez diversas exposições, entre as quais se destacam: Óleo sobre tela (2007) e De um quarto no quarto piso (2009) – exposições individuais realizadas na Galeria Arte Periférica, em Lisboa –, assim como as exposições colectivas Novos artistas (2004), também na Galeria Arte Periférica, e Seis cadeiras e uma mesa (2008), na Galeria Municipal de Almada. Desde 2011 que desenvolve trabalho na área da ilustração e do design gráfico.
Informações úteis:
Teatro Municipal Joaquim Benite
Horário:
Quinta a Sábado das 19h00 às 21h30 | Domingo das 15h00 às 19h30 | Em dias de espectáculo a galeria está aberta a partir das 19h00
Morada:
Avenida Professor Egas Moniz, 2804-503 Almada
Transportes:
Carreira 152 – Pç.ª de Espanha / Pç.ª S. João Baptista (Almada)
Carreira 160 – Pç.ª do Areeiro / Pç.ª S. João Baptista
Carreira 176 – Cidade Universitária / Pç.ª S. João Baptista