Sottile sfumatura di rumore é o título da próxima exposição individual de João Ferro Martins na galeria 3+1 Arte Contemporânea, em Lisboa, e está patente desde 29 de setembro até 11 de novembro de 2017.
O artista convida-nos para uma exposição que é ao mesmo tempo o cenário para um filme que irá produzir na duração da mesma. Concebida a partir de ambientes e objectos do quotidiano, a exposição apresenta uma atmosfera que advém da combinação de trabalho visual, maquinaria e uma mística particular.
As obras reflectem um universo rico e a inquieta exploração formal que Ferro Martins procura mediante relações que passam pela ficção científica, a técnica, onde há espaço para a música, ideias sobre performance e a história da arte, numa produção que genéricamente nos remete para a prática cinematográfica.
João Ferro Martins, 1979, vive e trabalha em Lisboa. Composição tridimensional e questões relacionadas com pintura e som/música são a base de trabalho de JFM. Desenvolve também inúmeras acções que envolvem teatro, performance e fotografia.
Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD, Caldas da Rainha. Para além de várias exposições individuais teve presença em exposições colectivas como: (2016)Fundação EDP / Museu Nacional dos Coches, Lisboa, (2014) Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa, (2013) Prémio EDP Novos Artistas Fundação EDP, Porto; Visões do Desterro, Caixa Cultural do Rio de Janeiro; (2012) I wish this was a song, Music in Contemporary Art, Nasjonalmuseet, Museet for samtidskunst, Oslo; (2008) 7 Artistas ao 10o Mês, F.C.Gulbenkian, Lisboa. Em palco co-criou e interpretou: O Declive e a Inclinação (Alexandre Pieroni Calado e JFM), (2011) Nocturno para sala silvestre (Gonçalo Alegria e JFM), Teatro do Vestido, Lisboa; Retrato Possível e Concerto Triangular (Andrea Brandão e JFM), Appleton Square, Lisboa. Entre 2013 e 2015 desenvolveu temas sonoros originais para Teatro e Filme. É co- fundador, juntamente do colectivo A kills B com o qual esteve presente em: Nam June Paik Art Center, Seul em 2008, exibiu o projecto A mata B na F.C.Gulbenkian, Lisboa em 2012 e actuou no Palais de Tokyo, Paris em 2013.
Imagem: João Ferro Martins, Background #1, 2017, inkjet-print on RC photographic paper, 43 x 76,4 cm
Informações úteis:
Horário:
De terça a sexta das 14:00h às a20:00h
Sábado das 11:00h às 16:00h
Ou por marcação prévia
Morada:
Largo Hintze Ribeiro 2E-F, 1250 – 122 Lisboa
Transportes:
Metro: Baixa-Chiado (Saída Largo do Chiado)