Shepard Fairey na Galeria Underdogs

Printed Matters – Lisbon, de Shepard Fairey, está em exposição na galeria Underdogs, em Lisboa, a partir de 1 a 23 de setembro de 2017.

A Galeria Underdogs tem o prazer de apresentar “Printed Matters – Lisbon”, a primeira exposição individual do conceituado artista americano Shepard Fairey em Lisboa, Portugal.

Printed Matters é uma série contínua de exposições que se foca na importância que o uso de materiais impressos têm tido na arte de Shepard Fairey. Cada exposição sublinha esta relevância ao incorporar uma selecção de materiais impressos do artista—incluindo serigrafias sobre papel, edições em madeira, e colagens— junto com novos trabalhos acrescentados a cada mostra, fazendo de cada exposição “Printed Matters” uma experiência única. A plataforma “Printed Matters” foi iniciada em 2010, tendo sido apresentada pela primeira vez em Los Angeles.

 

Mais sobre o artista:

Shepard Fairey (1970) é considerado um dos mais importantes e prolíficos artistas gráficos e urbanos contemporâneos. Reconhecido pioneiro no uso de autocolantes e cartazes como suportes para a disseminação de uma nova estética iconográfica, a linguagem visual do artista americano combina técnicas de propaganda revolucionária, elementos da cultura pop contemporânea, e a prática de apropriação do espaço público característico do graffiti e da arte urbana.

Fortemente influenciado pela ética DIY associada às cenas do skate e punk hardcore, iniciou o seu percurso em 1989 com uma campanha de disseminação massiva de autocolantes que reproduziam a figura do lutador Andre the Giant, que adquiriu contornos icónicos. Em 1995 esta iria evoluir para outra campanha artística com uma nova figura icónica acompanhada do slogan “OBEY”.

É autor de um vasto número de intervenções no espaço público em múltiplos países em suportes que vão da colagem à pintura mural, assim como de um espólio gráfico e visual que faz uso da serigrafia, stencil, pintura, colagem e escultura, entre muitos outros. Em 2008 foi alvo de considerável atenção após ter criado o icónico cartaz “Hope” como uma ferramenta de activismo de base durante a primeira campanha presidencial de Barrack Obama.

Expõe regularmente em mostras individuais e colectivas desde 1993 e o seu trabalho encontra-se integrado em múltiplas colecções públicas e privadas em vários países.

 


Informações úteis: Underdogs Gallery.png

Underdogs Gallery

Shepard Fairey

 

Entrada Livre

 

Horário:

De terça a sábado, entre as 14h e as 20h

 

Morada:

Rua Fernando Palha, Armazém 56, 1950–132, Lisboa

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s