Expedição, exposição de Luís Troufa, está patente na Coleção Acervo, em Lisboa, desde 29 de junho até 13 de julho de 2017.
Luís Troufa apresenta-se como um pintor na linha da longa tradição da pintura figurativa. O seu principal motivo pictórico é a figuração humana que aparece como parte de um processo de especulação plástica, com base em referentes coletivos e pessoais, sobre a natureza, sobre o próprio homem e a sua representação. Produz imagens de inquietude e desconforto que se materializam através de uma fabricação virtuosista da técnica pictórica, focada fundamentalmente, na atenção sensorial.
Para a série “Expedição” inspirou-se em imagens documentais, de origem fotográfica, que retratam a odisseia através dos limites da capacidade de sobrevivência humana em condições extremas e adversas, na “zona alienígena” da Antártida, em particular na viagem do “Endurance”, realizada no início do século XX. Sobressai desta odisseia a relação humana com a natureza e os animais, como os cães, que acompanharam a odisseia e serviram de modelo a várias pinturas. O imaginário emprestado destas viagens (adquirido através de imagens obtidas na internet) foi editado e livremente tratado em suporte digital. O resultado foi seguidamente impresso para servir de modelo à materialização pictórica.
Sobre o artista:
Nascido em Matosinhos, Porto (1971), Luís Troufa é licenciado em Artes Plásticas, vertente pintura, pela FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e Mestre em Pintura pela mesma instituição | | | Exposições Individuais (recentes) | | | 2016 „FRAME“, Silo Espaço Cultural, Porto; 2016 „FRAME“, Museu Nacional Grão Vasco, Viseu; 2015 exposição individual, integrada no projecto “Hierarquia”, de Zeferino Mota. ACE Teatro do Bolhão, Porto; 2015 „FRAME, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa do Varzim
Informações úteis:
Entrada Livre
Horário:
De segunda a sexta das 10h as 20h
Morada:
Rua do Machadinho, 01, 1200-705 Lisboa