A Galeria Perve, em Lisboa, apresenta a exposição coletiva Triple F Land, que não só representa a visão de Portugal ao mundo – Futebol, Fátima e Fado – como também representa a perspetiva e visão feminina do mundo contemporâneo. A exposição inaugura a 6 de junho e estará patente até 15 de julho.
Uma exposição que parodia com a noção (herdada do estado Novo) da terra dos três F’s, numa altura em que parecem ter estado de regresso com redobrado fervor – dados os acontecimentos mediáticos e mobilizadores do passado dia 13 de Maio, especialmente com a vinda do Papa Francisco a Portugal no âmbito do centenário das agora designadas Visões de Fátima.
Por outro lado, apresenta-se uma perspetiva feminina de ver o mundo na contemporaneidade mas também, socorrendo-se de práticas mais antigas, se procura colocar em evidência as “formas e a figuração no feminino”.
Trata-se, assim, de uma mostra coletiva que integra a obra de artistas mulheres, que se expressam artisticamente mantendo a identidade de género que as caracteriza, conjugando autoras de vários países, algumas cujas obras integram há muito o acervo da Perve Galeria, fruto de exposições realizadas há mais de uma década. Outras obras, pelo contrário, foram criadas especificamente para esta exposição, como as de Ana Maria e, noutros casos ainda, são incorporadas obras de artistas que expõem pela primeira vez na Perve Galeria, como são os casos de Sónia Aniceto e de Maryam Al Qassimi, autoras que serão objeto de mostras individuais a acontecer proximamente. Patende até 15 de Julho.
Curadoria: Carlos Cabral Nunes.
Informações úteis:
Horário:
De segunda a sábado entre as 14h e as 20h
Morada:
Rua das Escolas Gerais nº 17, 19 e 23, 1100-218 Lisboa
Parqueamento automóvel:
Parque da Portas do Sol
Transportes:
Metro Sta. Apolónia – Linha Azul; Eléctrico nº 28