Este lugar lembra-te algum sítio? na Galeria Graça Brandão

Este lugar lembra-te algum sítio? uma exposição que junta 9 artistas na Galeria Graça Brandão, em Lisboa, desde 22 de abril até ao dia 10 de junho de 2017.

Artistas: Ana Bezelga, Carlos Bunga, Carlos Nogueira, Diogo Pimentão, Edgar Martins, Fernanda Fragateiro, Inês d’Orey, José Bechara e Nuno Sousa Vieira

O lugar está onde o encontramos, ou melhor, onde o activamos como nos disse Anne Cauquelin. E é também ela que nos fala em lugar incorpóreo que ganha corpo com a nossa presença e activação. Então de incorpóreo que era ele torna-se corpo, precisamente pelo rendez-vous, e assim o vazio é preenchido por permitir acesso: encontro.

O estado da arte com a arquitectura tende a cruzar e coabitar, a fundir – nem sempre com uma relação fácil – na medida em que ambas as disciplinas se vêem a questionar mutuamente, desde pelo menos o século passado, possibilitando assim a criação de campos híbridos, desde logo pelo interesse que artistas e arquitectos partilham pelo espaço, lugar, sítio real, precisamente aquele onde a presença se faz sentir. Do Corpo. Do Homem. Da Vida. Neste contexto a selecção destes artistas, e respectivas obras aqui presentes, apontam para estas questões e indicam caminhos e possibilidades distintas na forma como estes termos se relacionam ou diferenciam; se aproximam ou afastam; se questionam ou afirmam – das mais variadas formas, processos criativos, construtivos e investigacionais – com diferentes práticas artísticas que passam pela escultura (Ana Bezelga; Carlos Nogueira; Diogo Pimentão; José Bechara; Nuno Sousa Vieira), vídeo (Carlos Bunga e Fernanda Fragateiro), objecto (Fernanda Fragateiro) e fotografia (Edgar Martins e Inês d’Orey), e ainda por uma obra site specific – uma escultura concebida por Nuno Sousa Vieira para um espaço exterior e adjacente ao CAAA, pensada especificamente para este projecto e espaço expositivo.

Tal como a tensão e o jogo existente entre a vida e a arte, a arte e a arquitectura e o estético – seja ele o visual ou o relacional –, quisemos aqui lançar um outro (jogo) entre o lugar e o sítio. Estes artistas, cada um à sua maneira, oferecem um diálogo interessante com qualquer um dos jogos.

Curadoria de Miguel Sousa Ribeiro


Artistas: 

Ana Bezelga

Carlos Bunga

Carlos Nogueira

Diogo Pimentão

Edgar Martins

Fernanda Fragateiro

Inês d’Orey

José Bechara

Nuno Sousa Vieira

 


Informações úteis: graca brandao

Galeria Graça Brandão

 

Horário:

De Terça a Sábado, entre as 11h e as 19h

 

Morada:

Rua dos Caetanos, 26 A, 1200-079 Lisboa

 

Transportes:

Metro de Lisboa: estação Baixa-Chiado

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: