Do outro lado do caminho, ciganos no Alentejo de Adalrich Malzbender, vai estar em exposição no Teatro Joaquim Benite, em Almada, desde 14 de janeiro até 26 de março de 2017.
O interesse de Adalrich Malzbender pelo povo cigano começou há mais de 30 anos: no primeiro dia do ano de 1985, observou como algumas famílias ciganas, acampadas numa quinta abandonada perto de Tolosa, no Alto Alentejo, festejavam alegremente o Ano Novo com bebidas e comidas. Pediu-lhes licença para as fotografar e prometeu-lhes que, quando regressasse a Portugal no ano seguinte, lhes traria as imagens. Assim o fez durante 25 anos, estabelecendo deste modo contacto com várias famílias ciganas do Alto Alentejo. O artista pratica exclusivamente a fotografia analógica, revelada por ele próprio e sem intervenção digital.
Adalrich Malzbender realizou exposições individuais na Alemanha, em Espanha e em Portugal (Câmara Municipal de Évora; Museu Municipal de Fotogra a, Elvas; Palácio de Cristal, Porto; Casa do Alentejo, Lisboa; Museu da Tapeçaria, Portalegre; Mosteiro de Alcobaça). Em 2012 participou na exposição colectiva Ciganos entre amigos na Universidade de Brasília. Em 1993 foi publicado Alentejo (ed. Quetzal) com textos de Clara Pinto Correia. Em 1995 editou Olhares ciganos (ed. Grá ca Hache), catálogo da exposição colectiva com o fotógrafo espanhol Jesús Salinas no Museo Municipal de Cáceres.
Informações úteis:
Teatro Municipal Joaquim Benite
Horário:
Quinta a Sábado das 19h00 às 21h30
Domingo das 15h00 às 19h30
Em dias de espectáculo a galeria está aberta a partir das 19h00
Morada:
Avenida Professor Egas Moniz, 2804-503 Almada
Transportes:
Carreira 152 – Pç.ª de Espanha / Pç.ª S. João Baptista (Almada)
Carreira 160 – Pç.ª do Areeiro / Pç.ª S. João Baptista
Carreira 176 – Cidade Universitária / Pç.ª S. João Baptista