A exposição Fragmentos de Acácio Cainete está patente na Galeria Vieira Portuguese, no Porto, desde dia 10 de dezmebro até 7 de janeiro de 2017.
Para se falar de Acácio Cainete temos que fazer uma viagem a partir do século XIV começando por HieronymusBosch e outros seguidores até Salvador Dali.
Sendo assim, classifico o artista como pintor de“Arte Fantástica”, com apontamentos surrealistas.
(…) Acácio Cainete com sua obra celebra a fantasia, a imaginação, os sonhos, o grotesco e visões de outros mundos, no seu mundo interior, rodeia-se de emoções, conflitos, pensamentos, choques, interpretações e muito mais.
Aí o artista gera outros fenómenos com agressividade nas cores, quer nos planos lisos ou nas técnicas mistas.
As suas imagens delicadamente assustadoras, animalescas e grotescas na tela confundem-se e cria um fenómeno que nos tira da nossa compostura social, política e religiosa.
Choca o espectador na descompostura com equilíbrio, nos azuis, vermelhos e verdes intensos.
Nas suas obras tais como “Homenagem à Mulher”, o autor mostra-nos um conflito romântico entre o fantástico e o surreal, seguindo as normas do surrealismo puro.
(…) Nos desenhos meticulosos e rigorosos, Acácio Cainete faz-nos viajar pelo mundo de fantasia e de histórias infindáveis, não precisando de cores para salientar ou criar ilusões de óptica, pois a própria fantasia e o grotesco habitam no suporte.
(…) Arte Fantástica, Surrealista e Realista é um tema para os estudiosos, esperado que Acácio Cainete faça parte desses manuais para uma pesquisa profunda.
angelovaz, pintor
Informações úteis:
Entrada livre
Horário:
De terça a sexta das 14h às 19h
Sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h às 19h
Morada:
Largo dos Lóios, 49/50. 4050-338 Porto