Da fuga e do Encontro: Inversões do Olhar, uma exposição coletiva que inclui 28 artistas nacionais e internacionais. Está desde 10 de novembro no Espaço Novo Banco, em Lisboa, e pode ser visitado até 31 de maio de 2017.
É uma exposição que pretende investigar a origem e o funcionamento do olhar contemplativo. A ideia de fuga e de encontro existe no momento em que a acção se desprende e o olhar se liberta, ou no momento em que o que se foca cai fora de foco. É nesse instante em que o ver já não se dirige para fora, mas sim para dentro, que a procura ou o deambular pela imagem muda de um território predominantemente analítico para um território predominantemente afectivo.
Assente nas relações de quem vê, de como se vê e do que se vê, a exposição pretende encontrar aquilo que em cada imagem promove uma condição de fronteira, onde se interroga a imagem, o espectar e o espectador.
Artistas: Abelardo Morell, Adelina Lopes, Aino Kannisto, Ana Vieira, André Cepeda, Candida Höfer, Carmela Garcia, Catarina Botelho, Doug Aitken, Edgar Martins, Egler Esser, Eileen Neff, Grazia Toderi, Gregory Crewdson, Hellen Van Meene, Ignaso Aballi, João Paulo Serafim, José Pedro Cortes, Julião Sarmento, Lee Friedlander, Matt Mullican, Mircea Cantor, Richard Misrach, Rui Calçada Bastos, Sabine Hornig, Sze Tsung Leong, William Eggleston, Wolfgang Tillmans.
Curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues
Informações úteis:
Horário:
Das 9h às 19h
Entrada livre
Morada:
Praça Marquês de Pombal, 3, 1250-161 Lisboa
Transportes:
Metro de Lisboa, estação Marquês de Pombal