Isaque Pinheiro, um artista irreverente que cria (e recria) alimentando as suas peças de sentimento, filosofia e significado. Foi ele o artista escolhido para este Arte que Apanha o Olho.
Há artistas assim, que nos prendem a atenção porque mais do que criticar as pertinências contemporâneas, refletem sobre elas, agem sobre o que existe, sejam estes os assuntos mais banais do dia-a-dia, ou questões pertinentes da sociedade.
Política, arte, amor, desejo carnal, romantismo, crítica artística, e vivências esculpidas – em mármore, cerâmica e madeira-, com tamanha precisão e realismo que é preciso quase tocar para acreditar que não são, por exemplo, borracha. São ironias esculpidas, muitas em modo de provocação de reações, discussões e reflexões. O artista questiona o que de certa forma poderia ser óbvio, como um preservativo ou um naco de carne a assar, e usa a perspetiva e a descontextualização para estimular novas filosofias, novas observações e críticas. Uma das suas peças mais irreverentes, Made For It, como reação ao ready-made de Marcel Duchamp e à viragem que este representou no mundo da arte. Isaque instalou uma escultura cerâmica, claramente fálica, numa casa de banho pública, provocando a imaginação dos transeuntes para todos os seus possíveis usos, desde um simples cabide à desinibida masturbação.
Aqui fica uma seleção das obras do artista que mais me impressionaram, apreciem e deliciem-se com todo o sarcasmo e filosofia.


Neste video Isaque Pinheiro explica o significado da instalação em madeira que esteve em exposição no centro comercial Colombo – A Medida das Coisas.
Informações úteis sobre o artista: