Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas, no MNAC

A segunda edição do Sonae art cycles estará em exposição no MNAC, em Lisboa, com Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas. Poderá visitar a partir de 25 de novembro até 26 de março de 2017.

Com curadoria de Emília Tavares, Debaixo do Vulcão  é um projeto artístico onde Hugo Canoilas tenta criar um espaço entre a ideia de filme e exposição  através de uma série de intervenções dentro e fora do Museu. Concebidas de modo a problematizar noções várias de exposição, espaço institucional e intervenção pública, os vários fragmentos, que resultarão deste processo de intervenção, de Julho a Novembro de 2016, serão depois reunidos no MNAC-Museu do Chiado a partir de 18 de Novembro enquanto dispositivo expositivo, onde a sua integração com uma série de outros elementos propõe um repensar da experiência contemporânea de noções de espaço, tempo e recepção.

Explorando Debaixo do Vulcão, o romance de Malcolm Lowry, e a transcrição da gravação de uma sessão de psicanálise invulgar referida por Jean Paul Sartre com Endless Killing (2008), uma obra anterior sua, Canoilas articula a experiência que tem da noção de filme com a sua reflexão de longa data sobre BLOCO – Experiências in COSMOCOCA ‘programa in progress’ (1973-74), uma série de trabalhos de Hélio Oiticica e Neville de Almeida. Esta justaposição de referências, conceitos e fragmentos de ideias expõe um conjunto de processos que constituem a sua obra heterogénea. Canoilas tece assim considerações sobre som, pintura, texto, vídeo, performance e fotografia e o modo como estes operam desde a criação ao empoderamento do espetador como agente sensível e crítico.

Este repensar do formato exposição capaz de reunir uma heterogeneidade de elementos pretende criar um ambiente que faz exigências ao raciocínio, memórias e corpos do espectador de modo a que o projeto se reconfigure como um movimento espiral onde a repetição contínua de variados elementos  ativa breves memórias e pequenas percepções.


Informações Úteis: mnac

MACC

Entrada: 4,50

Entrada gratuita no 1º Domingo de cada mês

Horário:

Terça-feira a domingo: 10h00 às 18h00

Morada:

Rua Serpa Pinto, 4 | Rua Capelo, 13, 1200-444 Lisboa

Transportes:

Autocarro: 60, 208, 758

Eléctrico: 28

Estação de Metro: Baixa-Chiado

Parques de estacionamento mais próximos: Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: