O Tecido de Penélope de Rosana Ricalde

A Galeria 3+1 em Lisboa apresenta a exposição individual de Rosana Ricalde. O Tecido de Penélope estará patente de 15 de maio até 25 de junho de 2016.

Na sua próxima exposição na 3+1 Arte Contemporânea, Rosana Ricalde (Niteroi, Rio de Janeiro, 1971) apresenta O tecido de Penelope | Penelope’s weave. Ricalde irá mostrar duas instalações recentes que continuam a explorar o seu interesse na semântica e em narrativas.

Através da sua prática, Ricalde tem incorporado elementos de texto e usado a caligrafia para construir formas que nos fazem questionar as fronteiras entre poesia visual e desenho. Fazendo-o, a artista revela a linguagem secreta e histórias associadas, que atravessam o tempo enquanto ecoam civilizações, estórias e histórias de outros mundos.

Em O tecido de Penelope | Penelope ́s weave, Ricalde apresenta uma narrativa entre duas figuras, Penélope e Ulisses das Heroides – a sua história sendo a primeira de uma série da colecção epistolar escrita por Ovídio. Embora o discurso original seja apenas feito por Penélope, aqui Ricalde apresenta um ersatz [substituto] do ir e vir entre os dois , nas duas peças apresentadas no espaço da galeria. Uma aparentemente perpétua partilha é tecida entre as personagens enquanto a conversa é entrelaçada através de máquinas de escrever opostas, estas são uma espécie de criadoras de palavras, enfatizando essa materialidade, letra a letra 1. Estas máquinas podem ser vistas como se fossem os seus corpos, um enfrentando o outro. Desdobrando-se nestes comprimentos de tinta sobre papel, podemos imaginar a natureza íntima dos dois, e talvez ir buscar versões contemporâneas das suas afinidades.

A máquina de escrever ela própria é um artifício que comanda a nossa atenção à nostalgia de tempos antigos, um dispositivo esquecido e método de comunicação, mais uma vez a ir buscar a uma outra época, um tempo de memórias, experiências e entes queridos preciosos. Cada um apresentado numa mesa pequena, suportes que parecem pedestais, e como se estivessem a prestar homenagem ou como se fossem um epitáfio deste modo de correspondência. Por sua vez, este facto desvia o nosso olhar para ponderar a partilha que se desenrola imprensa perante nós, suspensa, que nos lembra o pano que Penélope tece para Ulisses durante o dia e que desfaz durante a noite, apenas para voltar a tecê-lo no dia seguinte para ganhar tempo na rejeição dos seus pretendentes, enquanto espera que o seu marido volte da Guerra de Tróia.

No seu uso do conteúdo e da forma do livro, a artista procura unir os sujeitos dando assim uma visualidade ao conteúdo. Com particular interesse nas figuras de Penélope e Xerazade (uma constante fonte de referências para Ricalde), ela encontra no texto diferentes maneiras de lhes tecer uma fonte de libertação, sugerindo um género de encerramento ou plataforma de re/interpretação.

A artista dá enfâse ao poder assumido pela carta (mais uma vez pela citação directa de uma delas). A carta então aparece como substituta de palavras, como se fizesse a vez de uma metonímia do corpo. E é aqui que a artista selecciona e materializa estas palavras. As instalações duplas lembram-nos desta ideia de fisicalidade e presença como se fossemos testemunhas silenciosas a olhar para esta ligação ardente e privada.

“Num momento onde as informações cortam oceanos e continentes com velocidade inimaginada… pensar na materialidade da carta, que guarda o toque, o cheiro, as mãos, trazendo de fato em si a presença do outro, era algo que eu gostaria de rememorar.”

Rosana Ricalde, texto escrito pela artista, Abril 2016.

 


Informações Úteis:3+1 Galeria.png

Galeria 3+1

Rosana Ricalde

 

Entrada Live

 

Horário:

Terça a Sexta das 14:00h às 20:00h

Sábado das 11:00h às 16:00h

Ou por marcação prévia

 

Morada:

Rua António Maria Cardoso, 31,  1200-026 Lisboa

 

Transportes:

Estação de Metro: Baixa-Chiado

 

Parques de estacionamento mais próximos:

Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: