Depois – André Cepeda

Com curadoria de Sérgio Mah, a exposição individual de André Cepeda estará patente nos pisos 1 e 2 do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, desde 07/05/2026 até 25/09/2016.

Esta exposição reúne uma série de fotografias recentes realizadas no Porto, a cidade onde André Cepeda vive e tema recorrente do seu trabalho artístico. O conjunto de imagens sugere um percurso físico – e mental – sobre vários locais de uma cidade onde a presença humana é residual. Nesse percurso, nessa deambulação, André Cepeda fotografa os mais diversos assuntos, por entre ruas desertas, fachadas de edifícios, construções rudimentares, monumentos e ruínas, materiais e objetos abandonados em cenários temperados pela melancolia e pela sensação de vazio. É uma visão áspera e sensível, meditativa e crítica, que reage às circunstâncias espaciais, materiais e lumínicas que conferem a certos lugares e a certos objetos um carácter simultaneamente familiar e estranho, banal e misterioso.

Nada parece acontecer nestes lugares. Não se vislumbra nenhum movimento, nenhum gesto. Mundo petrificado, silêncio de morte, tudo o que sobra são espaços, construções e objetos que indiciam uma história anterior. Depois é um trabalho sobre o que resta, mas também sobre o que queremos e estamos disponíveis para ver e fazer com as imagens, de resgatar a exigência de uma ética da observação e do pensamento sobre os lugares de todos os abandonos e esquecimentos. – Curador Sérgio Mah.

++++

Biografia do Artista:
André Cepeda nasceu em 1976, em Coimbra. Vive e trabalha no Porto. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, residência de artista na FAAP, São Paulo, 2012. Esteve na shortlist do Paul Huf Award, Foam Fotografiemuseum Amsterdão, 2011, no Prémio BESPhoto, 2010 e nos Prémios EDP – Novos Artistas em 2007. Desde 1999 que expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, fez várias Residências de Artista e recebe encomendas institucionais, da qual se destacam a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010, Fundação EDP em 2013 e Fundação de Serralves, 2014. Este ano foi o artista vencedor da Parceria Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC e Residency Unlimited, NY, com uma residência artística de 3 meses na RU em Brooklyn, NY.

Das suas exposições individuais destacam-se: Depois, MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Rien, Kasseler Fotoforum, Kassel e Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, 2014; Kanal, standard/deluxe, Lausanne, 2014; Explicação da Lâmpada, Galeria Pedro Oliveira, Porto 2014; Rien, Museu do Neo Realismo, Vila Franca de Xira, 2013; Ontem, Gallery INVALIDEN, Berlim, Alemanha, 2012; Kanal, com Eduardo Matos, Espace Photographique Contretype, Bruxelas, 2012, e standard/deluxe, Lausanne, Suíça, 2011; Ontem, Espace Photographique Contretype, Bruxelas, Bélgica, 2010; BesPhoto 2010, Museu Berardo, CCB, Lisboa, 2010; River, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2009.

André Cepeda expôs em galerias, museus e instituições de arte em diferentes países; Faulconer Gallery, Grinnell, Iowa, EUA; MARCO — Museu de Arte Contemporânea, Vigo, Espanha; Casa da Fotografia, Hamburgo, Alemanha; Kasseler Fotoforum, Kassel, Alemanha; Galerie INVALIDEN1, Berlim, Alemanha; standard/deluxe, Lausanne, Suíça; The Mews – Projeto Espaço, Londres, Reino Unido; Galleri Image, Aarhus, Dinamarca; Wohnungsfrage – Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha; Museu Oscar Niemeyer, a Caixa Cultural, Rio de Janeiro e MASP – Museu de Arte de São Paulo, Brasil; Museu Serralves de Arte Contemporânea, Porto, Portugal; CGAC-Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, na Galiza. Espanha; Fundação Calouste Gulbenkian, Le Bal, Paris, França.
A sua obra encontra-se em diversas coleções públicas e privadas.

++++

Informações Úteis:
MACC
André Cepeda
Entrada 2,50€

Horário:
Terça-feira a domingo: 10h00 às 18h00
Entrada gratuita no 1º Domingo de cada mês

Morada:
Rua Serpa Pinto, 4 | Rua Capelo, 13
1200-444 Lisboa

Transportes:
Autocarro: 60, 208, 758
Eléctrico: 28
Estação de Metro: Baixa-Chiado

Parques de estacionamento mais próximos:
Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: