Exposição individual apresenta os trabalhos de pintura mais recentes de Paulo Quintas. Patente desde 1 de Abril a 14 de Maio na galeria Alecrim 50.
Biografia do Artista:
A abstracção pode ser vista como um anacronismo nos dias de hoje. Depois de se ter chegado ao seu ethos, a pintura, e particularmente a abstracção, só pode ser concebida fora da história, com os olhos postos no futuro e nunca no passado. Quando no presente, um pintor se entrega à abstracção, essa carga histórica deve ser retirada, ou pelo menos suspensa. Mas poderá este movimento, esta depuração, ser exequível?
A serialidade esteve sempre presente no trabalho deste artista, e aqui emerge novamente. Os motivos que apresenta são poucos e repetem-se metodicamente. Paulo Quintas concentra-se antes no aperfeiçoamento da técnica. O processo é racionalizado, fugindo ao utilizado noutras séries que se caracterizava por um acumular de matéria através da sobreposição de camadas que por sua vez representavam erros que o artista ia deixando presentes na tela. Aqui Quintas depura o seu método, tenta evitar os erros que tornavam as obras anteriores mais densas e pesadas. Nestes trabalhos existem apenas duas camadas: uma base monocromática ‘barrada’ por outra camada de uma segunda cor. A partir daqui, o pintor escava a tela (literalmente com uma faca) ou lixa-a, trazendo para a superfície as duas cores. A imagem achata-se.
O processo é, também como em séries anteriores, violento e agressivo, importando para a pintura uma dimensão escultórica e, ao mesmo tempo, uma profunda carga dramática. Este conjunto de trabalhos intitulado “Not That Yellow, Vincent” recapitula a história (mito?) de um encontro entre Vincent van Gogh e um crítico que comentava que a conjugação de amarelos que utilizava era errada, absurda. A sua fuga às convenções cromáticas e composicionais dotava as suas obras de uma dimensão problemática evocada agora nesta nova série de Paulo Quintas. – Texto pela Galeria Pedro Cera.
++++
Informações Úteis:
Entrada Live
Horário:
3ª a Sábado: 14h às 19h
Junho, Julho e Setembro encerra ao Sábado.
Em Agosto encerra para férias.
Morada:
Rua do Alecrim, 48/50 1200-018 Lisboa
Transportes:
Autocarro: 60, 208, 758
Eléctrico: 28
Estação de Metro: Baixa-Chiado
Parques de estacionamento mais próximos:
Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina