Untitled (Stars, Circles and Cactus) – Paulo Quintas

Exposição individual apresenta os trabalhos de pintura mais recentes de Paulo Quintas. Patente desde 1 de Abril a 14 de Maio na galeria Alecrim 50.

 

Biografia do Artista:

A abstracção pode ser vista como um anacronismo nos dias de hoje. Depois de se ter chegado ao seu ethos, a pintura, e particularmente a abstracção, só pode ser concebida fora da história, com os olhos postos no futuro e nunca no passado. Quando no presente, um pintor se entrega à abstracção, essa carga histórica deve ser retirada, ou pelo menos suspensa. Mas poderá este movimento, esta depuração, ser exequível?

A serialidade esteve sempre presente no trabalho deste artista, e aqui emerge novamente. Os motivos que apresenta são poucos e repetem-se metodicamente. Paulo Quintas concentra-se antes no aperfeiçoamento da técnica. O processo é racionalizado, fugindo ao utilizado noutras séries que se caracterizava por um acumular de matéria através da sobreposição de camadas que por sua vez representavam erros que o artista ia deixando presentes na tela. Aqui Quintas depura o seu método, tenta evitar os erros que tornavam as obras anteriores mais densas e pesadas. Nestes trabalhos existem apenas duas camadas: uma base monocromática ‘barrada’ por outra camada de uma segunda cor. A partir daqui, o pintor escava a tela (literalmente com uma faca) ou lixa-a, trazendo para a superfície as duas cores. A imagem achata-se.

O processo é, também como em séries anteriores, violento e agressivo, importando para a pintura uma dimensão escultórica e, ao mesmo tempo, uma profunda carga dramática. Este conjunto de trabalhos intitulado “Not That Yellow, Vincent” recapitula a história (mito?) de um encontro entre Vincent van Gogh e um crítico que comentava que a conjugação de amarelos que utilizava era errada, absurda. A sua fuga às convenções cromáticas e composicionais dotava as suas obras de uma dimensão problemática evocada agora nesta nova série de Paulo Quintas. – Texto pela Galeria Pedro Cera.

++++

Informações Úteis:

Galeria Alecrim

Paulo Quintas

Entrada Live

 

Horário:

3ª a Sábado: 14h às 19h

Junho, Julho e Setembro encerra ao Sábado.

Em Agosto encerra para férias.

 

Morada:

Rua do Alecrim, 48/50 1200-018 Lisboa

Transportes:

Autocarro: 60, 208, 758

Eléctrico: 28

Estação de Metro: Baixa-Chiado

 

Parques de estacionamento mais próximos:

Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: