Exposição de Pintura e desenho de José Loureiro, na Galeria Fonseca Machado nos Açores, desde 14 de Abril até 03 de Junho de 2016.
José Loureiro é um pintor aparentemente muito pouco interessado no medium insti- tuído como quase exclusivo mediador da pintura contemporânea, pelo menos daquela que parece interessar. Esta constatação, que uma visita ao seu atelier permite confirmar (não há ali nada que nos faça pensar que o seu processo de trabalho arranque com fotografias, quase não vemos imagens, à excepção das pinturas que forram as paredes), não serve aqui para singularizar irredutivelmente o seu trabalho mas, antes de tudo, para admitir uma primeira dificuldade hermenêutica. Como falar de pintura, concretamente do trabalho de José Loureiro, quando somos impedidos de recorrer à relação entre a pintura e a fotografia – relação que quase tomou conta do discurso sobre a arte contemporânea ao ponto de aqueles dois mediums já não serem pensados senão como duas faces da mesma moeda?
O facto é que a omnipresente fotografia é uma evidente privação para tentar falar
da pintura de José Loureiro. Hipóteses para o facto de não lhe interessar trabalhar
a partir de fotografias: não querer ter pré-visualizações de como serão as suas pinturas uma vez terminadas; a pintura ser, para ele, irredutivelmente física, objectual, ontologicamente distante da fotografia, que é exclusivamente imagem; interessar-lhe pintar e não reproduzir imagens.– Texto de Ricardo Nicolau. Ler mais aqui.
Informações Úteis:
Horário:
Segunda a Sábado das 14h00 às 19h00
Encerrado ao Domingo e feriados
Horário de verão:
Segunda a Sexta > 14h00 às 19h00
Sábado > 09h00 às 14h00
Morada:
Rua Guilherme Poças Falcão, 21
9500-057 – Ponta Delgada, São Miguel – Açores